Você já ouviu falar de melasma? Também conhecido como cloasma, afeta milhares de pessoas ao redor do mundo, e sendo comum em mulheres. Responsável pelo distúrbio de pigmentação na pele do rosto, geralmente aparece nas bochechas, testa e buço, mas pode surgir em outras partes do corpo como colo e braços.
Essa lesão é caracterizada como uma doença crônica, que não tem cura. No entanto, há tratamentos para seu controle. E, se você está se questionando sobre o melasma, está no lugar certo. No post de hoje trouxemos dicas com o que você precisa saber. Vamos lá?
O que é Melasma?
O melasma é uma condição dermatológica caracterizada por manchas escuras e irregulares na pele, geralmente aparecendo no rosto. Essa hiperpigmentação é causada pelo aumento da produção da melanina, responsável pela cor da pele e proteção contra os danos da radiação ultravioleta no DNA. Embora o melasma não seja prejudicial à saúde, pode afetar significativamente a autoestima e a confiança das pessoas que o têm.
Como tratar o Melasma?
0para ajudar a clarear as manchas na pele e melhorar sua aparência. Entre os tratamentos comuns estão assim:
- Cremes Clareadores: Existem cremes clareadores, clareadores anti-melasma, fórmulas antioxidantes, séruns clareadores, que contêm ingredientes como hidroquinona, ácido kójico, ácido azelaico e ácido retinóico, que podem ajudar a reduzir a pigmentação da pele.
- Procedimentos Dermatológicos: Procedimentos como peelings químicos, microdermoabrasão e terapia a laser podem ser recomendados por dermatologistas para tratar casos de melasma mais resistentes.
- Terapia Fotodinâmica: Este tratamento utiliza uma combinação de luz e medicamentos para reduzir a pigmentação da pele.
É importante ressaltar que o tratamento do melasma deve ser personalizado de acordo com as necessidades individuais de cada paciente e sempre supervisionado por um dermatologista qualificado.
Como prevenir?
Embora o melasma não possa ser completamente evitado, com o tratamento adequado e medidas preventivas, é possível controlar e desfrutar de uma pele mais saudável e radiante, já que existem medidas que podem ajudar a reduzir e prevenir. Algumas dicas que podem ajudar são:
Proteja-se do sol: A exposição solar é um dos principais fatores desencadeantes do melasma. Use protetor solar diariamente, com FPS 30 ou superior, e evite a exposição excessiva ao sol, especialmente durante as horas de pico.
Cuide com os hormônios: Alterações hormonais, como aquelas durante a gravidez ou o uso de contraceptivos hormonais, podem aumentar o risco de melasma. Consulte um médico para discutir opções de contracepção que possam minimizar esse risco.
Atenção aos cosméticos: Alguns produtos cosméticos podem irritar a pele e piorar o melasma. Opte por produtos suaves e hipoalergênicos, e sempre remova completamente a maquiagem antes de dormir.
Conte com a Drogaria Danielli para ajudar na sua rotina de cuidados e skin care
Você valoriza a saúde e a beleza da sua pele? Então, você pode contar com a Drogaria Danielli para elevar sua rotina de cuidados e skin care a um novo patamar. Estamos aqui para oferecer soluções personalizadas e produtos de alta qualidade para atender às suas necessidades específicas, e o melhor: temos descontos e promoções imperdíveis em nosso site.