Todos os meses, milhares de mulheres sofrem com cólicas menstruais, que também acabam prejudicando o bem-estar, o dia a dia em família e até mesmo o desempenho profissional. Evidentemente que a intensidade das dores varia de mulher para mulher.
Porém, as formas de aliviar esse sofrimento são as mesmas e podem ser aplicadas a qualquer mulher. Ultimamente, especialistas estão recomendando a inclusão de cardápios específicos para a redução de cólicas menstruais. Veja no post de hoje quais são esses alimentos e os benefícios que ele pode trazer.
O que são as cólicas menstruais?
Antes, porém, precisamos entender o que é uma cólica menstrual. Também chamada de dismenorreia, as cólicas nada mais são do que sintomas que acompanha a menstruação.
Normalmente, apresentam-se com uma dor constante e aguda que afeta, principalmente, a região do baixo ventre. Dependendo da intensidade, chega a irradiar-se para as costas. Paralelamente, as cólicas causam a liberação de prostaglandina, uma substância que causa a contração do útero, a fim de eliminar o endométrio quando o óvulo não é fecundado. Mas como os alimentos podem ajudar?
Alimentos que reduzem as dores das cólicas menstruais
Uma nutrição balanceada, com alguns nutrientes específicos, tem o poder de promover um equilíbrio bioquímico do nosso corpo. Portanto, durante a menstruação, é preciso que o corpo receba determinados tipos de alimentos para amenizar ou inibir o aparecimento dos sintomas, como, por exemplo, as cólicas.
A vitamina B6, por exemplo, atua nos neurotransmissores, o que pode atenuar drasticamente as dores. A B6 é fundamental para a síntese da dopamina, conhecido como “hormônio do bem-estar”. Essa substância está presenta na lentilha, banana, aveia e grão de bico. A vitamina E, também alivia a dor e ainda reduz o sangramento.
Existe em abundância em óleos vegetais e nozes. O cálcio, por sua vez, presente nos derivados de leite e nos vegetais verdes escuros, ameniza a cólica por agir na musculatura lisa do útero, diminuindo as contrações. Vale destacar ainda que o cálcio combater o inchaço.
Nessa lista de alimentos benfeitores, também temos que citar os ácidos graxos, de origem vegetal, que são poderosos anti-inflamatórios e que trazem alívio à dor. Essa substância é encontrada nas abóboras, semente de linhaça, abacate, nozes, amêndoas e peixes.
Temos também os antioxidantes, que, assim como os ácidos graxos, reduzem as inflamações no corpo. Também reforce o time dos alimentos do bem com as vitaminas A e C. Se você incluir esses alimentos em seu cardápio, além de reduzir os incômodos das cólicas menstruais, todo o seu organismo vai ser beneficiado!
Por último, durante a menstruação, evite a todo custo o consumo de cafeína, embutidos (salsichas, linguiças, salames, mortadela, etc), enlatados, as gorduras saturadas e também as frituras. E se quiser medicamentos manipulados naturais que ajudam a combater as cólicas menstruais, encontre no site da Drogaria Danielli.