Felizmente, os brasileiros estão se dando conta de que há muito tempo vinham consumindo açúcar em excesso. Também, passaram a ler os rótulos dos alimentos para não serem mais enganados pelos fabricantes. É claro que o organismo necessita de energia para funcionar e isso o açúcar tem de sobra.
O problema é que estamos consumindo quase quatro vezes a mais da dose diária recomendada pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Hoje, é cada vez maior o número de pessoas preocupadas com a enorme quantidade de açúcar presente em alimentos e bebidas. E se você for uma delas, no post de hoje vamos mostrar a quantidade e qual bebida tem mais açúcar o suco ou o refrigerante.
Qual bebida tem mais açúcar refrigerante ou suco?
Se você pensava que somente o refrigerante tem níveis consideráveis de açúcar, está enganado. É importante prestar atenção nos sucos naturais, devido à frutose, que é o açúcar presente na fruta.
Um copo de suco de laranja, por exemplo, leva o líquido de três ou quatro unidades da fruta, quantidade que você, provavelmente, não comeria de uma só vez. Por isso, atenção as informações a seguir sobre o açúcar em sucos naturais, industrializados e refrigerantes.
Sucos naturais
- Suco de melancia (200 ml): 12,25 gramas;
- Suco de laranja (200 ml): 21,8 gramas;
- Suco de acerola (200 ml): 9,19 gramas;
- Suco de abacaxi (200 ml): 21,06 gramas;
- Suco de manga (200 ml): 30,12 gramas;
- Suco de melão (200 ml): 15,4 gramas.
Sucos industrializados
- Suco de uva Dell Valle (350 ml): 49 gramas*;
- Suco de pêssego Dell Valle (200 ml): 27 gramas;
- Suco de abacaxi Dell Valle (200 ml): 25 gramas;
- Suco de laranja Natural One (sem açúcar adicionado – 200 ml): 16 gramas;
- Suco de Caju Jandaia (200ml): 20 gramas.
* Mais que uma Coca Cola em lata
Refrigerantes
- Coca-Cola (350 ml): 37 gramas;
- Guaraná Antártica (350 ml): 36 gramas;
- Pepsi (350 ml): 39 gramas;
- Fanta Uva (350 ml): 42 gramas.
O que a OMS fala sobre o açúcar?
A OMS recomenda apenas 25 gramas de açúcar diários e, assim mesmo, ingeridos também por intermédio de frutas e outros alimentos que o possuem naturalmente. Além disso, outras substâncias contidas nos rótulos, como xaropes, glicoses, melados, maltodextrina contêm muito açúcar, mas podem confundir o consumidor.
E não se iluda com versões light e diet, pois além de conter sódio (sal) em excesso, usam adoçantes em altas doses. Em 2015, a OMS apontou que o brasileiro consumia 100 gramas de açúcar diariamente. Não é à toa que o número de diabéticos tenha aumentado mais de 60% na última década.
Atualmente, mais de 18 milhões de brasileiros sofrem com essa doença silenciosa e que mata aos poucos! Por isso é importante ter uma alimentação balanceada, evitando massas, frituras, refrigerantes, salgadinhos e demais alimentos industrializados, assim como bebidas alcoólicas, doces, etc.
Priorize sempre frutas, legumes, hortaliças com folhas, leguminosas, arroz integral, carnes magras, peixes, etc. E invista em medicamentos que contribuam para a sua saúde. Na Drogaria Danielli temos uma variedade feita especialmente para você. Confira!