Se quiser de fato abandonar o sedentarismo, a desculpa da falta de tempo tem que ser deixada de lado e será preciso muita disciplina e foco!
Desculpas não nos faltam para que deixarmos de lado aquela preguiça e começarmos a deixar o sedentarismo para trás. Repare que antes de começarmos uma academia ou fazermos uma caminhada e largar o sedentarismo, sempre arrumamos desculpas para adiar esses planos.
Uma hora é a falta de tempo no trabalho e, em outra, são as dores “misteriosas” que surgem do nada. O sofá da sala parece que nos atrai como imãs, oferecendo “conforto e carinho”. Em seguida, ligamos a TV e pensamos: “Para quê a pressa? Amanhã eu começo”.
E lá se vão mais um dia, uma semana, um mês, um semestre e nada de se exercitar. Este ano, tente quebrar a maldição do “sofá magnético” e siga algumas dessas dicas. A primeira é coisa a fazer é procurar seu médico e conferir se está apto a fazer exercícios físicos.
Se estiver tudo ok, mesmo durante os exercícios mais simples, respeite os limites de sua idade. A consulta a uma nutricionista também o ajudará a ter uma alimentação mais equilibrada, melhorando seu desempenho no dia a dia.
O segundo passo é organizar uma rotina de treino, conciliando trabalho e academia. Lembre-se de que você tem, SIM, tempo para se exercitar. Se até o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chefe da principal nação do mundo tem espaço na agenda para treinos físicos, então por que você não teria?
Para isso é fundamental ter disciplina, foco e muita paciência. Não tente se transformar em um “Rambo” em apenas duas semanas de treino. Siga o programa passado pelo seu professor na academia e procure respeitar os intervalos de treinos para evitar estresse muscular.
Avise seu instrutor sempre que sentir um desconforto muscular! Por exemplo: se as dores nas pernas estão muito fortes, poupe-as na aula seguinte. Exercite os braços, faça abdominais. O importante é que isso não sirva de desculpa para abandonar seu projeto de uma vida mais saudável.
Vida Melhor longe do sedentarismo
Se for possível, vez por outra, substitua a janta por um shake proteico, que também lhe dará mais disposição e ainda vai acelerar a perda de peso. Só não faça disso uma rotina. É fato que conciliar trabalho com atividade física é complicado, mas se você conseguir verá como sua vida vai melhorar.
Aconselhamos o consumo de vitaminas e minerais presentes em diversos alimentos, porém pode ser substituído por alguns medicamentos.
Exercícios físicos melhoram a pressão arterial, os batimentos cardíacos, a respiração, reduzem as dores nas costas, o cansaço das pernas e fazem bem até mesmo ao cérebro que, mais oxigenado, rende bem melhor. Basta não cometer extravagâncias na academia, sempre progredindo pouco a pouco.
Também considere a contratação de um personal trainer quando já estiver melhor adaptado à rotina de exercícios. Com todas essas dicas, ainda vai ficar de bobeira no sofá? Então, mãos à obra e boa sorte!