A hipertensão, também conhecida como pressão alta, é uma condição médica em que a pressão sanguínea nas artérias está consistentemente elevada. A hipertensão ocorre quando esses valores de pressão estão acima dos limites considerados saudáveis. É aí que entra a atividade física contra a hipertensão. A atividade física, que no passado era proibida para quem tinha algum risco cardiovascular, hoje virou uma arma contra a hipertensão e outras doenças. Mas você sabe como ela pode te ajudar? No post de hoje iremos te contar como!
Como a atividade física ajuda contra a hipertensão?
A atividade física regular pode desempenhar um papel significativo no controle e prevenção da hipertensão (pressão arterial alta) e sintomas de hipertensão. Aqui estão algumas maneiras pelas quais a atividade física pode ajudar nesse aspecto:
- Redução do peso corporal: O exercício ajuda a queimar calorias e a perder peso ou a manter um peso saudável. O excesso de peso está associado a um aumento da pressão arterial, portanto, perder peso pode reduzir a pressão arterial.
- Melhora da saúde cardiovascular: O exercício fortalece o coração, melhora a circulação sanguínea e aumenta a capacidade do corpo de transportar oxigênio.
- Controle do estresse: A atividade física regular pode ajudar a reduzir os níveis de estresse, que podem contribuir para o aumento da pressão arterial. O exercício libera endorfinas, que são substâncias químicas que promovem sensações de bem-estar e reduzem o estresse.
- Aumento da sensibilidade à insulina: O exercício pode melhorar a sensibilidade do corpo à insulina, o que é benéfico para o controle do açúcar no sangue. Isso pode ajudar a prevenir ou gerenciar condições como diabetes tipo 2, que está relacionada à hipertensão.
Qual a importância da atividade física contra a hipertensão?
O exercício físico é uma das principais terapias utilizadas para pacientes hipertensos, pois reduz a pressão arterial, fatores de risco cardiovasculares e ainda diminui os riscos de morbimortalidade.
Também, consegue baixar colesterol, glicemia, dentre outros fatores de risco que, juntos com a pressão alta, ameaçam ainda mais o sistema cardiovascular. Estudos mostram que a prática de atividade física também regula o sistema nervosos e libera uma substância chamada óxido nítrico. Esse gás faz com que os vasos sanguíneos “relaxem”, facilitando, assim, a passagem do sangue.
Em resumo, o exercício baixa a pressão entre 5 mmHg e 8 mmHg. Isso apenas com a prática de atividade moderada, de aproximadamente 30 minutos ao dia. Exercícios como corrida, natação e ciclismo têm um papel importante no combate à hipertensão. Faça, pelo menos, trinta minutos de exercícios por dia ou distribua, ao longo da semana, duas horas e meia de atividades físicas. Caso precise de medicamentos para auxiliar nas atividades físicas como acelerar o metabolismo, emagrecimento ou nutrição esportiva, na Drogaria Danielli você encontra diversos tipos, com os melhores preços!